Muitos dos quase 24.000 padrões técnicos mantidos pela International Standards Organization (ISO) estão sujeitos a restrições de direitos autorais e não estão disponíveis gratuitamente.
Duas semanas atrás, Jon Sneyers, pesquisador de imagem sênior da Cloudinary e co-presidente do grupo adhoc JPEG XL (ISO / IEC 18181), convidou outros especialistas técnicos para colaborar em uma carta aberta pedindo à ISO que defina seus padrões gratuitamente.
Em um e-mail para o The Register , Sneyers explicou que os padrões de acesso pago e protegidos por direitos autorais inibem a educação e a inovação.
“Especificamente para JPEG XL (ou codecs em geral), uma especificação gratuita torna muito mais fácil para entusiastas externos fazer uma implementação alternativa”, disse ele. , não necessariamente com o objetivo de fazer uma implementação melhor, mas apenas como um projeto de aprendizagem pessoal. Com uma especificação gratuita, pode haver algumas dessas tentativas, algumas com falha, algumas com sucesso. “
Siga o link para a matéria completa no The Register: https://www.theregister.com/2021/07/31/iso_paywall_battle/
Crédito da imagem: ISO – Divulgação