Liqo é um projeto de código aberto iniciado no Politécnico de Torino que permite ao Kubernetes compartilhar recursos e serviços de forma integrada e segura , para que você possa executar suas tarefas em qualquer outro cluster disponível.
Graças ao suporte para K3s , também máquinas individuais podem participar, criando centros de dados dinâmicos e oportunos que incluem computadores desktop e laptops comuns.
Liqo alavanca o mesmo modelo de “peering” altamente bem-sucedido da Internet, sem nenhum ponto central de controle. Novos relacionamentos de peering podem ser estabelecidos dinamicamente , usando a descoberta automática.
Cada cluster retém o controle total de sua infraestrutura, decidindo o que compartilhar, quanto e com quem, usando políticas ad-hoc. Para segurança, aproveitamos todos os recursos disponíveis no Kubernetes, (RBAC, PSP, CRI).
Com o Liqo, não há interrupção nem nas tarefas comuns de administração do Kubernetes, nem da perspectiva do usuário, porque tudo acontece conforme o cluster fica maior. E, para tarefas administrativas do Liqo, uma GUI dedicada o levará ao seu objetivo com apenas alguns cliques.
Liqo, aplicando os princípios da economia compartilhada, é ótimo para o meio ambiente.
Leia mais em: https://liqo.io/
Crédito da imagem: Liqo.io – Divulgação