Os humanos há muito tentam determinar a forma do que está por vir. Mas mesmo a tecnologia mais avançada não pode resolver os problemas fundamentais com previsões.
O Futuro do Futuro – Todo mundo quer saber o que está por vir – certo? Mas nossa obsessão com previsões revela mais sobre nós mesmos.
A boa notícia é que podemos aprender com ela; a má notícia é que raramente o fazemos. Isso porque a lição mais clara da história do futuro é que saber o futuro não é necessariamente muito útil. Mas isso ainda não impediu os humanos de tentar.
Veja a famosa previsão de Peter Turchin para 2020. Em 2010, ele desenvolveu uma análise quantitativa da história, conhecida como cliodinâmica, que lhe permitiu prever que o Ocidente experimentaria o caos político uma década depois. Infelizmente, ninguém foi capaz de agir de acordo com essa profecia para evitar danos à democracia dos Estados Unidos. E, claro, se tivessem feito isso, a previsão de Turchin teria sido relegada à categoria de futuros fracassados. Esta situação não é uma aberração.
Governantes da Mesopotâmia a Manhattan buscaram conhecer o futuro a fim de obter vantagens estratégicas – mas, vez após vez, não conseguiram interpretá-lo corretamente ou não compreenderam os motivos políticos ou as limitações especulativas daqueles que o oferecem . Na maioria das vezes, eles também optaram por ignorar os futuros que os forçam a enfrentar verdades desagradáveis. Mesmo as inovações tecnológicas do século 21 não conseguiram mudar esses problemas básicos – os resultados dos programas de computador são, afinal, tão precisos quanto sua entrada de dados.
Há uma suposição de que quanto mais científica for a abordagem das previsões, mais precisas serão as previsões. Mas essa crença causa mais problemas do que resolve, até porque muitas vezes ignora ou exclui a diversidade vivida da experiência humana. Apesar da promessa de uma tecnologia mais precisa e inteligente, há poucos motivos para pensar que o aumento da implantação de IA na previsão tornará o prognóstico mais útil do que tem sido ao longo da história humana.
Siga o link: https://www.wired.com/story/history-predicting-future/