iam.dev.br

O primeiro padrão para garantir a autenticidade de uma foto foi criado

Em um esforço para combater a desinformação online, a Coalition for Content Provenance and Authenticity (C2PA) lançou a primeira especificação técnica projetada para certificar a fonte e o histórico da mídia digital.

Autenticidade do conteúdo

O C2PA foi lançado em fevereiro de 2021 e é uma unificação dos esforços da Iniciativa de Autenticidade de Conteúdo (CAI) liderada pela Adobe – que se concentra em sistemas para fornecer contexto e histórico para mídia digital – e o Project Origin, um projeto liderado pela Microsoft e pela BBC que foi projetado para combater a desinformação no ecossistema de notícias digitais.

O C2PA publicou a versão 1.0 de sua especificação técnica é a primeira desse tipo e foi projetada para capacitar criadores e editores de conteúdo a criar mídia inviolável, permitindo que eles divulguem seletivamente informações sobre quem criou ou alterou o conteúdo digital e como ele foi alterado .

“Dado o dilúvio de conteúdo digital e o rápido avanço da tecnologia, é um desafio para os consumidores confiar no que veem online. Conteúdo enganoso, como deepfakes gerados por inteligência artificial ou mídia mais tradicionalmente manipulada, pode ser indistinguível da coisa real, portanto, estabelecer a proveniência da mídia é fundamental para garantir transparência, compreensão e confiança”, explica o C2PA.

Siga o link: https://petapixel.com/2022/01/26/the-first-standard-to-assure-a-photos-authenticity-has-been-created/

Crédito da imagem: Divulgação