Os restaurantes dizem que o botão azul “pedir online” diminui os lucros e desvia os clientes.
O Google está sendo processado por um grupo de restaurantes da Flórida alegando que a empresa de tecnologia está configurando páginas não autorizadas para capturar pedidos de comida em vez de direcioná-los para o próprio site do restaurante.
O Google usa táticas de “bait-and-switch” para fazer com que os clientes façam pedidos de retirada ou retirada por meio de “páginas da Web novas, não autorizadas e com marcas enganosas”, de acordo com o processo , aberto em nome da Left Field Holdings, uma empresa de restaurantes que administra o Lime. Franquias frescas do Mexican Grill. Nessas páginas, os clientes são solicitados com botões grandes para fazer pedidos com empresas de entrega de alimentos como GrubHub, DoorDash ou Seamless.
“O Google nunca se preocupou em obter permissão dos restaurantes para vender seus produtos online”, diz o processo. “O Google projetou propositalmente seus sites para parecerem ao usuário oferecidos, patrocinados e aprovados pelo restaurante, quando não são – uma tática, sem dúvida, empregada pelo Google para aumentar pedidos e cliques.”
Quando os usuários clicam no botão “Pedir Online”, eles são direcionados para uma página que, em muitos casos, contém grandes links para empresas de entrega de alimentos, completos com seus logotipos. O próprio site do restaurante também recebe um link, embora seja um botão pequeno e genérico de “site”. Em alguns casos, o Google fornece uma interface para montar um pedido, completa com preços e descrições dos itens do cardápio. As empresas que concluíram a configuração “Pedido on-line” com o Google também podem direcionar os clientes para seus próprios serviços de pedidos on-line. No entanto, como muitos sites de pedidos de restaurantes são administrados por terceiros, esses links podem não conter o nome de um restaurante. No caso de Cambridge, Massachusetts, café Flour Bakery, por exemplo, a opção de pedir diretamente aparece como “thelevelup.com”.
Imagem de Architect and artist por Pixabay