iam.dev.br

China lança smartphone ‘não hackeável’ com segurança quântica

Um provedor de serviços de telecomunicações chinês lançou um smartphone usando tecnologia quântica que pode garantir que o bate-papo do usuário no dispositivo seja quase “incapaz de ser hackeado”.

Lançado pela China Telecom, o Tianyi No 1 2022 é um smartphone montado com um módulo de criptografia com segurança quântica e um cartão SIM específico que pode criptografar e decifrar chamadas de voz no telefone usando a distribuição de chaves quânticas, informou o Science Daily na terça-feira.

A gigante das telecomunicações e a startup QuantumCTeck estabeleceram uma joint venture em 2021 para desenvolver comunicação baseada em quantum e trazer o engenhoso know-how ao mercado.

Cientistas chineses, alguns dos quais fizeram parte da equipe fundadora da QuantumCTeck, testaram a distribuição de chaves quânticas com o primeiro satélite quântico do mundo, Micius, lançado em agosto de 2016.

Ao contrário da criptografia tradicional, a tecnologia usa fótons únicos em estados de superposição quântica pelos quais a chave é incorporada para garantir a segurança incondicional entre partes distantes.

Siga o link: https://www.chinadaily.com.cn/a/202205/17/WS62832f0fa310fd2b29e5d2fd.html

Crédito da imagem: China Telecom – Divulgação