O WhatsApp continua sua investida no mercado de negócios com a notícia de que está lançando a API do WhatsApp Cloud para todas as empresas em todo o mundo. Introduzida em testes beta em novembro passado, a nova ferramenta de desenvolvedor é uma versão baseada em nuvem da API do WhatsApp Business – o primeiro produto corporativo gerador de receita do WhatsApp – mas hospedada na infraestrutura da empresa-mãe Meta.
A empresa vinha desenvolvendo sua plataforma Business API nos últimos anos como uma das principais maneiras pelas quais o aplicativo de mensagens gratuito ganharia dinheiro. As empresas pagam o WhatsApp por mensagem, com taxas que variam de acordo com a região e o número de mensagens enviadas. No final do ano passado, dezenas de milhares de empresas foram configuradas na versão não baseada em nuvem da Business API, incluindo marcas como Vodafone, Coppel, Sears Mexico, BMW, KLM Royal Dutch Airlines, Iberia Airlines, Itaú Brasil, iFood , e Banco Mandiri, e outros. Esta versão local da API é gratuita.
A versão baseada em nuvem, no entanto, visa atrair um mercado de empresas menores e reduz o tempo de integração de semanas para apenas alguns minutos, disse a empresa. Também é gratuito.
As empresas integram a API com seus sistemas de back-end, onde a comunicação do WhatsApp geralmente é apenas uma parte de sua estratégia de mensagens e comunicação. Eles também podem querer direcionar suas comunicações para SMS, outros aplicativos de mensagens, e-mails e muito mais. Normalmente, as empresas trabalham com um provedor de soluções como Zendeks ou Twilio para ajudar a facilitar essas integrações. Os provedores durante os testes beta da API na nuvem incluíram Zendesk nos EUA, Take no Brasil e MessageBird na UE.
Imagem de Alfredo Rivera por Pixabay