O esforço internacional mais proeminente para mapear todo o fundo oceânico do mundo, The Nippon Foundation-GEBCO Seabed 2030 Project, viu um aumento significativo nos dados oceânicos equivalentes ao tamanho da Europa este ano.
“Apesar de cobrir mais de 70% do planeta, nosso conhecimento do que está abaixo da superfície azul foi severamente limitado. Sem essas informações cruciais, não podemos ter um futuro sustentável – um mapa completo do fundo do oceano é a ferramenta que faltava para nos permitir enfrentar alguns dos desafios ambientais mais prementes do nosso tempo, incluindo as mudanças climáticas e a poluição marinha. Isso nos permitirá salvaguardar o futuro do planeta.”, disse Mitsuyuki Unno, diretor executivo da The Nippon Foundation.
Um mapa completo do fundo do mar é necessário por uma série de razões, inclusive para o futuro da humanidade. O oceano impulsiona os sistemas globais que tornam a Terra habitável para nós – oxigênio, água potável, grande parte de nossa comida e o clima são, em última análise, regulados e fornecidos pelo mar. A topografia do fundo do oceano também ajuda a identificar os perigos subaquáticos e informar a gestão sustentável dos recursos marinhos e o desenvolvimento de infraestrutura.
Siga o link: https://www.hydro-international.com/content/news/seabed-2030-almost-25-of-world-s-seafloor-now-mapped
Crédito da imagem: Hydro-International