Os usuários que migram para a plataforma precisarão mudar suas expectativas para as mídias sociais e se tornarem cidadãos democráticos engajados na vida de suas redes.
Durante as primeiras semanas caóticas de Elon Musk no comando do Twitter, algumas pessoas fugiram para o Mastodon em busca de um lugar melhor para se abrigar e postar. Essa plataforma semelhante ao Twitter, de código aberto, faz parte de um sistema de mídia social não corporativa conhecido como fediverse, junto com softwares como a plataforma de compartilhamento de vídeo PeerTube e a plataforma de compartilhamento de arquivos Nextcloud. No Social.coop, a comunidade Mastodon governada cooperativamente que Nathan cofundou em 2017, os registros de novos usuários aumentaram de um gotejamento para uma torrente.
A era do Big Social pode estar terminando, à medida que os anunciantes mudam para plataformas como TikTok e streaming de vídeo que são mais como canais de entretenimento. Por muitas razões, dizemos: boa viagem. O dano que a mídia social comercial causou à política, aos relacionamentos e ao tecido da sociedade precisa ser desfeito. Como sugere o estudioso de mídia Victor Pickard, “espero que o colapso do Twitter leve a uma conversa mais ampla sobre as relações entre os imperativos capitalistas e as necessidades de comunicação e informação das sociedades democráticas”.
À medida que os usuários começam a migrar para o fediverso não comercial, eles precisam reconsiderar suas expectativas para a mídia social – e alinhá-las com o que esperamos de outras áreas da vida social. Precisamos aprender a nos tornar mais como cidadãos democráticos engajados na vida de nossas redes.
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Créditos da imagem: Mastodon – Divulgação