iam.dev.br

França diz não ao Office 365 e ao Google Workspace na escola

O ministro francês da educação nacional e da juventude disse que as versões gratuitas do Microsoft Office 365 e do Google Workspace não devem ser usadas nas escolas – uma posição que reflete as preocupações europeias contínuas sobre soberania de dados em nuvem, concorrência e regras de privacidade.

Em agosto, Philippe Latombe, membro da Assembleia Nacional Francesa, informou Pap Ndiaye, ministro da educação nacional, que a versão gratuita do Microsoft Office 365, embora atraente, equivale a uma forma de despejo ilegal. Ele perguntou ao ministro da Educação o que ele pretende fazer, dadas as questões de soberania de dados envolvidas no armazenamento de dados pessoais em um serviço de nuvem americano.

As autoridades francesas consideram os serviços em nuvem da Microsoft e do Google que armazenam dados nos EUA não compatíveis com os regulamentos europeus de dados, como GDPR e com “Schrems II” – uma decisão de 2020 do Tribunal de Justiça da União Europeia que rege o compartilhamento de dados através das fronteiras.

A decisão “Schrems II” invalidou o Acordo de Escudo de Privacidade EUA-UE porque o TJEU considerou que a lei dos EUA ficou aquém dos padrões de privacidade na Europa.

Siga o link: https://www.theregister.com/2022/11/22/france_no_windows_google/

Créditos da imagem: Divulgação