A gama de matemática que podemos usar como programadores é bastante ampla; nenhum curso único poderia cobri-lo. O artigo mencionado é uma visão geral de alto nível de alguns dos tópicos de matemática mais importantes que são usados pelos “gamedevs”. O texto discorre sobre educação matemática, tópicos úteis de matemática em CS e métodos que são usados para melhorar a maneira como aprendemos matemática.
Programação e matemática são temas que me são muito queridos. Eu ensino matemática para alunos de ciência da computação e todo semestre recebo um novo grupo de alunos que foram criados para temer a matemática e duvidar de sua capacidade de ter sucesso em uma aula de matemática de nível universitário.
De longe, a pergunta mais comum que recebo dos alunos é:
“Como começo a aprender a matemática de que preciso como programador?”
Este artigo tentará responder exatamente isso! Discutiremos alguns ramos muito importantes da matemática usados por desenvolvedores de jogos, daremos exemplos de onde eles são aplicados e tentaremos colocar as coisas em contexto. E como spoiler, os principais tópicos de matemática que abordaremos são:
- Trigonometria
- Álgebra Linear
- vetores
- Matrizes
- Quatérnios
- Matemática discreta
- Cálculo e Métodos Numéricos
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Imagem de Gerd Altmann por Pixabay