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Código “limpo”, desempenho horrível

Alguns dos conselhos de programação repetidos com mais frequência, especialmente para programadores iniciantes, é que eles devem escrever um código “limpo”. Esse conselho é acompanhado por uma longa lista de regras que dizem o que você deve fazer para que seu código seja “limpo”.

Uma grande parte dessas regras não afeta realmente o tempo de execução do código que você escreve. Esses tipos de regras não podem ser avaliados objetivamente, e não necessariamente precisamos porque são bastante arbitrários nesse ponto. No entanto, várias regras de código “limpo” — algumas das mais energicamente enfatizadas — são coisas que podemos medir objetivamente porque elas afetam o comportamento do código em tempo de execução.

Se você olhar para um resumo dos conselhos de código “limpo” e retirar as regras que realmente afetam a estrutura do seu código, você obtém:

  • Prefira polimorfismo a “if/else” e “switch”
  • O código não deve saber sobre o interior dos objetos com os quais está trabalhando
  • As funções devem ser pequenas
  • As funções devem fazer uma coisa
  • “DRY” – Don’t Repeat Yourself ou Não se repita

Essas regras são bastante específicas sobre como qualquer parte específica do código deve ser criada para que seja “limpa”. O que eu gostaria de perguntar é, se criarmos um trecho de código que segue essas regras, como ele funcionará?

Para construir o que eu consideraria o caso mais favorável para uma implementação de código “limpo” de algo, usei o código de exemplo existente contido na literatura de código “limpo”. Dessa forma, não estou inventando nada, estou apenas avaliando as regras dos defensores do código “limpo” usando o código de exemplo que eles fornecem para ilustrar essas regras.

Siga o link para o artigo completo: https://www.computerenhance.com/p/clean-code-horrible-performance

Imagem de Innova Labs por Pixabay