iam.dev.br

A OpenAI agora é tudo o que prometeu não ser: corporativa, de código fechado e com fins lucrativos

A OpenAI está hoje irreconhecível, com negócios multibilionários e parcerias corporativas.

A OpenAI está no centro de uma “corrida armamentista” de chatbots , com o lançamento público do ChatGPT e uma parceria multibilionária com a Microsoft, estimulando o Google e a Amazon a se apressarem para implementar IA em produtos. A OpenAI também fez parceria com a Bain para levar o aprendizado de máquina às operações da Coca-Cola, com planos de expansão para outros parceiros corporativos.

Não há dúvida de que a IA generativa da OpenAI agora é um grande negócio. Nem sempre foi planejado para ser assim.

O CEO da OpenAI Sam, Altman, publicou uma postagem no blog na última sexta-feira intitulada “Planejamento para AGI e além”. Neste post, ele declarou que a Inteligência Geral Artificial (AGI) de sua empresa – inteligência de máquina de nível humano que não está nem perto de existir e muitos duvidam que algum dia o fará – beneficiará toda a humanidade e “tem o potencial de fornecer a todos novos recursos incríveis. ” Altman usa uma linguagem ampla e idealista para argumentar que o desenvolvimento da IA ​​nunca deve ser interrompido e que o “futuro da humanidade deve ser determinado pela humanidade”, referindo-se à sua própria empresa.

Esta postagem no blog e as ações recentes da OpenAI – todas acontecendo no auge do ciclo de hype do ChatGPT – são um lembrete de quanto o tom e a missão da OpenAI mudaram desde sua fundação, quando era exclusivamente uma organização sem fins lucrativos. Embora a empresa sempre tenha pensado em um futuro onde a AGI exista, ela foi fundada em compromissos que incluem não buscar lucros e até mesmo compartilhar livremente o código que desenvolve, que hoje não são vistos em lugar nenhum.

A OpenAI foi fundada em 2015 como uma organização de pesquisa sem fins lucrativos por Altman, Elon Musk, Peter Thiel e o cofundador do LinkedIn, Reid Hoffman, entre outros líderes de tecnologia. Em sua declaração de fundação , a empresa declarou seu compromisso com a pesquisa “para avançar a inteligência digital da maneira que mais provavelmente beneficiar a humanidade como um todo, sem restrições pela necessidade de gerar retorno financeiro”. O blog afirmou que “uma vez que nossa pesquisa é livre de obrigações financeiras, podemos nos concentrar melhor em um impacto humano positivo” e que todos os pesquisadores seriam encorajados a compartilhar “artigos, postagens de blog ou código e nossas patentes (se houver) será compartilhado com o mundo.”

Siga o link: https://www.vice.com/en/article/5d3naz/openai-is-now-everything-it-promised-not-to-be-corporate-closed-source-and-for-profit