iam.dev.br

O sistema laser da Starlink está transmitindo 42 milhões de GB de dados por dia

O sistema laser da SpaceX para Starlink fornece mais de 42 petabytes de dados aos clientes por dia, revelou hoje um engenheiro. Isso se traduz em 42 milhões de gigabytes.

“Estamos transmitindo terabits por segundo [de dados] todos os dias através de 9.000 lasers”, disse o engenheiro da SpaceX Travis Brashears hoje no SPIE Photonics West, um evento em São Francisco focado nos mais recentes avanços em óptica e luz. “Na verdade, atendemos por meio de lasers todos os nossos usuários do Starlink em um determinado momento, em uma janela de duas horas.”

Embora a Starlink use ondas de rádio para transmitir Internet de alta velocidade aos clientes, a SpaceX também equipou os satélites da empresa com um sistema de “link a laser” para ajudar a reduzir a latência e melhorar a cobertura global do sistema. Os lasers, que podem sustentar uma conexão de 100 Gbps por link, são especialmente cruciais para ajudar os satélites a buscar dados quando nenhuma estação terrestre da SpaceX está próxima, como sobre o oceano ou a Antártida. Em vez disso, o satélite pode transmitir os dados de e para outro satélite Starlink na órbita da Terra, formando uma rede mesh no espaço.

Siga o link: https://www.pcmag.com/news/starlinks-laser-system-is-beaming-42-million-gb-of-data-per-day

Créditos da imagem: Pixabay